As 10 leis de trânsito mais surpreendentes pelo mundo
Você acha que o Código de Trânsito Brasileiro possui algumas leis esquisitas? Espere para ver como são as leis de trânsito pelo mundo e surpreenda-se!
Se você vai viajar para outro país e pretende alugar um carro por lá, é preciso estar por dentro das leis de trânsito no destino visitado. Porém, não se espante com algumas delas, pois são bem distintas das brasileiras e até um tanto bizarras.
Confira aqui uma lista com as leis de trânsito mais surpreendentes pelo mundo!
As leis de trânsito mais diferentes em variados países pelo mundo
Acostumados com as leis de trânsito por aqui, ao viajar para fora do país podemos achar um tanto esquisitas as de outros países. Porém, mesmo que sejam um tanto estranhas, você deve obedecê-las para não ter problemas com a justiça por lá.
Para te ajudar, e também se divertir um pouco, selecionamos aqui as leis de trânsito mais surpreendentes pelo mundo, em comparação com a nossa realidade. Confira a lista!
#1 – Exceção para o sinal vermelho, Estados Unidos
Estamos acostumados a parar o veículo quando o sinal está vermelho, certo? Mas se você pretende viajar para os Estados Unidos, dependendo do estado, saiba que há uma exceção para virar à direita. Mas fique atento e faça isso apenas se o caminho estiver livre!
#2 – Direito de passagem para os bondes, Noruega
Se o seu destino de viagem é a Noruega, vá preparado sabendo que a preferência de passagem é para os bondes, ou seja, sempre permita que eles passem e nunca tente quebrar essa regra.
#3 – Está sol? Óculos escuros para dirigir!, Espanha
Se você não tiver óculos escuros, não poderá dirigir no país em dias ensolarados, a menos que queira correr o risco de ter problemas por lá. Nesse caso, é melhor chamar um táxi.
#4 – Bebeu? Passe para o banco de trás, Macedônia
Além de não poder dirigir alcoolizado, é claro, se você beber terá que ficar no banco de trás do veículo, na Macedônia. Isso porque é contra a lei sentar-se no banco do passageiro se você estiver visivelmente alcoolizado.
#5 – Bebidas alcoólicas visíveis no carro, Estados Unidos
As leis variam de acordo com o estado que você visitar, mas em alguns você não pode trafegar com bebidas alcoólicas expostas. Ou seja, você terá de guardá-las no porta-malas do veículo para não levar multa.
#6 – Distância do pedestre, Cingapura
Atenção ao pedestre, pois se você parar a menos de 50 metros dos que estiverem atravessando a rua, corre o risco de receber uma notificação.
#7 – Se beber, não dirija!, Chipre
Essa regra vale para qualquer tipo de líquido, inclusive sucos e água. Portanto, se você sentir sede por lá, pare o veículo para tomar sua água ou outras bebidas, desde que não sejam alcoólicas, é claro. Basta um só gole para você ter problemas com as autoridades locais.
#8 – Proibido fumar ao volante, Grécia
Nada de fumar enquanto dirige na Grécia, a menos que você queira levar uma multa. Por lá isso é tão grave como usar o celular enquanto dirige no Brasil. Fique atento!
#9 – Bafômetro próprio, França
Os franceses são obrigados a terem seu próprio bafômetro no carro, desde 2012. Assim, ao precisar realizar um teste para comprovar ou não embriaguez, eles podem fazer uso de um equipamento pessoal. Além disso, de acordo com a Lei por lá, eles devem realizar o teste e guardar o comprovante de que não está embriagado para mostrar ao guarda, caso seja solicitado. Portanto, se deseja dirigir na França, não vale a pena querer fugir do bafômetro, compre o seu e não corra o risco de ter problemas.
#10 – Trafegar com carro sujo, Bulgária
Saiba que você não poderá andar nem uma quadra com o carro muito sujo na Bulgária e a multa vai depender do policial que te atender, já que ele quem vai julgar a aparência do seu veículo. Então, se você não quer levar multa, seja cauteloso e lave o seu carro!
Agora você já conhece algumas das leis de trânsito mais surpreendentes pelo mundo. Fique atento ao visitar qualquer um desses países!
Por: Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.
Siga-nos no Instagram
Tags: trânsito